quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Money for nothing!

Algo nessa cena me soa familiar!

Bom dia, amigos da Rede Globo!

Hoje estou em Slow Motion. Meu pó de guaraná acabou e ontem fiquei até tarde arrumando minha bolsa. Como sou uma cidadã com responsabilidade ambiental, não joguei fora os panfletos, cartões, papéis de rascunho, guardanapos e embalagens de bombons que tirei de lá: reuni tudo e entreguei numa cooperativa de reciclagem. O cooperado que recebeu ficou tão feliz que disse que ia aproveitar para tirar férias em dezembro, pois minha contribuição foi suficiente para completar sua cota do mês. É tão bom sentir-se útil!

Antes de ser sugada pelo buraco negro que é a minha singela bolsinha, assisti ao filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”. Eu precisava daquilo. Primeiro, porque ainda não havia reunido coragem para assumir que sou uma compradora compulsiva e entregar os cartões de crédito para minha mãe. E segundo, porque ontem tive uma experiência desagradável que ilustra bem um dos aspectos abordados no filme.

Como já havia dito, adoro vestidos (e também sapatos, bolsas, acessórios e etc). E quando encontro uma loja bacana, me torno cliente fiel que além de comprar, divulga. Acontece que a mesma energia que tenho para promover, tenho também para desqualificar, quando necessário.

Pois bem, uma destas lojas que estava na minha lista das 10 mais da Jovem Pan pisou feio na bola e provou que alguns “administradores”, desses que nasceram sem qualquer vocação para os negócios e decidiram fazer faculdade de administração porque interpretaram errado a previsão astrológica do dia, ainda não compreenderam que fidelização de clientes requer mais do que o simples ato de vender.

Os preços praticados por esta loja não são populares. Então nada mais natural do que esperar alguma garantia para os produtos, mesmo em se tratando de roupas.

Há pouco mais de um mês comprei um vestido que incluía uma aplicação de metais no ombro. Na primeira vez que o usei, a aplicação começou a descolar e avisei a vendedora que disse que não poderia levar a peça para conserto na fábrica porque ela já havia sido usada. Perguntei para a moça se havia comprado um vestido ou um vaso, porque que eu saiba não era um artigo decorativo, mas um item para ser utilizado. E se a peça não resiste a uma primeira prova então não vale um centavo.

Insisti novamente com a proprietária que aceitou receber a peça, mas ontem mandou um recado pela atendente dizendo que como o modelo não era da nova coleção, não levaria para a fábrica pois não resolveriam o problema.

No momento que ouvi isso estava separando algumas peças para experimentar. Devolvi tudo para o cabide e disse que uma compra que não fornecia qualquer segurança de pós-venda não valia a pena. Saí, encontrei outra loja melhor, aproveitei para fazer um terror com a gerente contando a recente experiência e de quebra comprei um vestido mais barato, fui super bem tratada e recebi 2 brindes lindos. Resultado: a antiga loja perdeu uma cliente e ganhou má propaganda.

Tudo bem que sou só mais uma cliente. Mas se a empresa repete esse tipo de comportamento uma, duas, três vezes e nem se dá conta, vai cavando a própria sepultura e em breve entra para a estatística de microempresas que vão à falência com menos de 5 anos de funcionamento.

Fica a sensação que só temos valor enquanto estamos ali, com um cartão de crédito na mão, sendo disputada pela concorrência. Depois, bye, bye, não volte a nos incomodar se não for para comprar novamente. Sabe, tipo eleitor antes e depois da votação? Sua cotação cai consideravelmente depois de passar pela urna eletrônica!

Minha dica é que como consumidor você se encha de coragem e procure não agir como se estivessem lhe fazendo um favor. Um cliente é capaz de demitir desde o faxineiro até o mais alto executivo de uma firma. Basta que ele deixe de comprar! Venda é como paquera, valorize seu passe, faça charminho e se imponha para conquistar um bom partido, que a trate como merece!

Beijão pra todos!

2 comentários:

  1. MUITO BOM ! Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário ! : breakpointbrasil.blogspot.com/ - SIGA MEU BLOG E MEU TWITTER, que eu sigo o seu de volta ! Também tenho twitter @breakpointbr, caso queria seguir.

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho! Visitarei seu blog com certeza!

    ResponderExcluir

Fala aí, cunhã!