segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Uma Sorte de Zica!


A minha rebeldia nata tem explicação. Numa família de quatro irmãos, eu tinha uma irmã mais velha e dois irmãos mais novos. Péssima localização! Os mimos dos caçulas não me eram destinados e a supremacia da maturidade não ocorria primeiro pra mim. Quando as pessoas viam meus irmãos pequenos, diziam: “Que fofinhos!” Quando viam minha irmã mais velha: “Que mulherão!”. E eu lá, com cara de pêssego, mendigando migalhas de atenção. Além de sofrer horrores com a pentelhice dos pestinhas e a opressão da autoritária bruxa má.

Quando finalmente a girafa saiu de casa, eu pude vislumbrar um horizonte de possibilidades. Agora EU era a mais velha, estava na pré-adolescência e logo iria brilhar mandando e desmandado nos fedelhos (a serem imediatamente convertidos em escravos), e atrair os olhares de admiração pelos novos contornos físicos que começavam a se delinear com a puberdade.

Quando tudo parecia conspirar para a minha felicidade eterna, eis que surge uma penetra fora de hora pra estragar tudo. Minha mãe engravida na casa dos 40 e já naquela fase do casamento em que não se sabe ao certo se é “Namoro ou Amizade”. Mais improvável, impossível. Mas aconteceu! E eu ingenuamente achei que isso iria contribuir para solidificar os meus planos malignos de dominação, pois além de beldade nortista mantenedora de escravos, teria ainda a credencial de “mãe-acessória” digna de respeito e consideração.

Balela! Mais uma vez a minha localização outrora tão almejada, manifestou-se a meu desfavor. Ela veio da maternidade fofinha, rosadinha e rechonchuda... Uma visão enternecedora até dar o primeiro berro! E já na primeira noite me roubou horas de sono e infligiu torturas físicas inimagináveis. Eu, que achava que iria reinar naquele lar, de repente me vi na posição de pajem, abanando a noite inteira aquela coisinha gasguita e sua (nossa) mãe exaurida pelo doloroso parto. E pensa que ficou só nisso? Foram acalentos, banhos, doenças infantis, quedas, preocupações constantes e – Oh! Terror! – fraldas pra lavar. Não é a toa que a alcunha que a mini-vilã recebeu ainda bebê foi ZICA, para atestar o meu azar! Ô, ironia!

As atenções que eu almejava se voltaram todas para a usurpadora de afeto, que além de fofinha, era precoce e inteligente. Ciúme era o tempero ácido, azedo, picante e carregado da minha vida infeliz. Meu pai, que antes sensível a minha condição me elegeu sua preferida, de repente me esqueceu e voltou todas as atenções para a nova garotinha do papai.

Motivos não me faltavam para detestá-la. E eu, que de boba não tinha nada, tratei de botar minha viola no saco e buscar atenção noutra freguesia. Lutei, trabalhei, batalhei até conquistar meus objetivos. Li, estudei, pesquisei, viajei e reuni bagagem intelectual. Como mulher, atingi a plenitude, desabrochando a beleza e o encanto da maturidade. E depois de finalmente resolver as pendengas particulares, voltei meu olhar para aquela criança e encontrei, vejam só, uma linda mulher!

Dialogando descobri outras maravilhas: ela já não berrava. Pelo contrário, falava baixo. E pouco. Minha curiosidade fez extrair sua personalidade a conta-gotas, num exercício de paciência e tolerância incomum pra minha personalidade. Pensei: talvez seja amor! E quanto mais eu me envolvia em sua vida, mais queria saber sobre seus projetos, me interessava pelo seu futuro.

Em ocasiões de conflito, me vi defendendo seus interesses, protegendo-a de situações difíceis da vida que embora eu tivesse vivido sem ninguém pra me proteger, não queria que ela sofresse o mesmo. E então percebi que até o ciúme tinha ido embora.

Na hora de um deslize, nada do discurso arrogante e da empáfia típica de quem sabe mais. Mas sim, o desespero humilhante para tentar convencê-la a fazer o melhor. E, pasmem, me descobri sendo, de fato, a irmã mais velha. Não a figura opressiva, ditatorial e tirana criada por uma mente infantil e maquiavélica. Pelo contrário, a própria encarnação do exemplar maternalista, protetor e totalmente desequilibrado pela emoção de amar incondicionalmente essa parte de mim, sangue do meu sangue, minha irmãzinha caçula e encantadora que só precisou ser ela mesma pra se fazer amar. Plano melhor do que esse, impossível realizar. Arquitetei triunfos e me dobrei pelo afeto. E sou feliz por isso!

Irmã, hoje você faz aniversário. E agradeço a Deus por fazer parte da minha vida. Não lhe peço perdão pelo meu comportamento passado por dois motivos: primeiro, porque não tinha maturidade suficiente pra lidar com isso; segundo, porque sou orgulhosa pra caramba! Mas aceite que hoje essa sua irmã mais velha está aqui para o que der o vier, e por ti daria até a vida, se necessário (pelo amor de Deus, não invente de testar). Agradeço a Deus que em sua infinita sabedoria mandou para nossa família o presente cujo brilho só enxerguei anos depois. E que este Deus bondoso abençoe sua jornada e te dê tudo de maravilhoso que eu gostaria de te dar. Feliz Aniversário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí, cunhã!