quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como cães e gatos!


Quadro da Revista Isto É com as queixas de cada facção (fonte: site da Revista Isto É)
 
A Revista Isto É, edição 2152, de 4 de Fevereiro, publicou uma matéria intitulada “Brigas que não acabam mais”, divulgando o resultado de uma pesquisa britânica que mostra que os desentendimentos tradicionais são as causas de 312 discussões por ano entre os casais. Ou seja, quase uma por dia. Sabe, aquelas picuinhas de sempre, comuns no cotidiano e que tiram do sério por conta da produção em série. Hábitos que no início o companheiro achava engraçado, e de certa forma até charmosos, mas que com a repetição tornaram-se insuportáveis.

Na matéria constam depoimentos deles e delas e, para arrematar com chave de ouro, uma ilustração que resume as principais queixas dos marcianos e das venusianas.

Como aspirante a jornalista atrevo-me a comentar os pontos abordados no quadro, reforçando os itens verdadeiramente passíveis de condenação e esclarecendo aqueles que carecem de uma maior reflexão. Claro, com a ética e imparcialidade exigidas ao exercício de tão nobre função. Então, vamos lá:

OS HÁBITOS MASCULINOS QUE MAIS IRRITAM AS MULHERES:

NÃO ABAIXAR A TAMPA DO VASO SANITÁRIO: Deus dotou o homem de um órgão sexual externo, no entanto, privou-o de pontaria. Junte-se a isso o agravante do sujeito chegar em casa embriagado, caindo pelas tabelas, chamando o Hugo e você precisar reunir toda a paciência e santidade feminina universal para encaminhá-lo ao banheiro mais próximo e evitar que ele urine na geladeira. Pois é, imagine o estrago! Além de realizarem essa necessidade fisiológica imaginando que os vasos e tampas são descartáveis e nenhuma mulher precisará sentar nele depois, ainda tem a peculiaridade de dar aquela “balançadinha”, sapecando respingos por todo o lado. Quer coisa mais nojenta e odiosa? Por mim Dona Dilma Roussef, embora divorciada, deveria baixar mesmo era um decreto transformando esse hábito em crime passível de prisão perpétua!

MUDAR DE CANAL: Essa é de lascar! Eu sei que os pobres seres tem a mente infantil e fragmentada, que os torna fisicamente incapazes de fixar a atenção num mesmo ponto por mais de 3 segundos. E sei também que eles conhecem nossa incomparável criatividade e brilhante capacidade de devassar novos horizontes e descobrir, em meio a quebra-cabeças indecifráveis, os mais profundos mistérios. Mas pelo amor de Deus, televisão é entretenimento. Eu não quero assistir um programa surreal que começa com a Sônia Abrão falando que a Mulher Melancia fez um show que ocorreu ao vivo durante a rebelião no Bangu I e que os fugitivos estão mantendo refém todo o elenco de Malhação enquanto a solidária Cristina Rocha debate os traumas e lamentações dos presidiários no palco do “Casos de Família”. Assim não dá, eu quero continuidade, pô!

DEIXAR AS LUZES ACESAS: Sei que a desinformada ala masculina não deve estar sabendo mas o mundo passa por um sério problema de aquecimento global, fruto dos ataques cometidos durante séculos ao meio ambiente. Que fique bem claro, cometidos pelos meninos maus! Pois bem, num planeta cuja noção de sustentabilidade tornou-se uma obrigação, deixar as luzes acesas configura-se num terrível delito. Especula-se que o apagão nordestino recente teve origem em um curto circuito provocado pelo incrível fenômeno combinado de “homens que deixaram luzes acesas ao mesmo tempo”, algo lastimável. Sem falar que o dinheiro extra para pagar os excessos na conta de energia poderia ser melhor empregado em algo bem mais útil, como uma bolsa nova para sua amada. Garanto que o CLIMA em casa ia melhorar muito. Falou?!

LARGAR TOALHAS MOLHADAS NO CHÃO OU NA CAMA: Está comprovado que a grande maioria dos acidentes domésticos ocorre por falta de prevenção. Toalha molhada no chão pode ser a causa de um trauma horrendo provocado pelo escorregão de uma mulher justificadamente apressada a bordo de um salto alto. Sem falar nos grotescos ácaros e fungos que adoram multiplicar-se no colchão, especialmente quando este está úmido por causa da... toalha molhada. Você, homem, com toda sua rabugice, conseguiria dormir com uma pobre e indefesa vítima espirrando descontroladamente ao seu lado? Pense bem pra depois não reclamar, tá!

DEIXAR A PIA DO BANHEIRO SUJA: Segundo alguns notáveis psicólogos (dos quais agora não me recordo o nome, mas um dia eu lembro ou invento) aquela pia comum instalada no banheiro na verdade tem uma simbologia muito mais complexa, pois remete a pia batismal. Portanto, sujar esse religioso espaço é equivalente a macular o primeiro rito de contato místico e espiritual do ser humano. Essa é a verdadeira razão de nossa ira. Nós, mulheres, seres humanos altamente espiritualizados, adeptas da visão holística e conscientes do valor da máxima “mente sã, corpo são”, percebemos a heresia contida por trás do aparentemente inocente ato de deixar fios da sua barba infiel naquele símbolo branco de pureza. Resumindo: nada pessoal!

OS HÁBITOS FEMININOS QUE MAIS IRRITAM OS HOMENS

DEMORAR PARA FICAR PRONTA: E desde quando isso é defeito? É pura necessidade motivada pela nossa eterna dedicação. Estamos sempre tentando ficar lindas para vocês. Não tem absolutamente nada a ver com querer se exibir para a vizinha invejosa que está sempre secando nosso corpinho enxuto e cobiçando as roupas de grife. É tudo para agradar nossos amados! E todo mundo sabe que uma mulher com a autoestima lá em cima reflete sua felicidade debaixo dos lençóis. Portanto, o maior beneficiado é sempre o homem! Sem falar que existe outro Q de altruísmo nessa atitude. Maternais como somos, queremos dar aos machos a oportunidade de aproveitar alguns minutinhos de espera para enriquecer sua capacidade intelectual com a leitura de um bom livro, ou, quem sabe, praticar uns bons abdominais para diminuir a pança de cerveja. E no final das contas ainda somos acusadas. Que injustiça!

RECLAMAR QUE ELE NÃO FAZ NADA: Querido, se Deus não tivesse colocado a Eva na vida do Adão a humanidade ainda estaria vestindo folhinhas e passaria o dia coçando o saco. A reclamação feminina justa e fundamentada é a mola mestra que impulsiona a atividade física e intelectual. Somos, na verdade, as grandes incentivadoras, as maiores responsáveis pelas extraordinárias invenções e conquistas registradas na história. Pode ter certeza que quando Isaac Newton estava debaixo daquela árvore esperando a queda da maçã que culminaria na descoberta da teoria da gravidade, com certeza estava fugindo refletindo depois de ouvir sábias considerações de sua extremosa esposa.

ENTUPIR O RALO DO CHUVEIRO COM CABELO: Essa é fácil. O fio do cabelo é composto de queratina, uma proteína constituída de 18 aminoácidos, além de lipídios, ceramidas, vitaminas e minerais que conferem lubrificação, maciez e brilho. Tudo muito perfeitinho! Então, meu bem, não estamos fazendo nada mais nada menos do que oferecer uma hidratação grátis àquele ralo velho e fedorento que o marido demora séculos para criar vergonha na cara e mandar trocar.

ASSISTIR AS NOVELAS: Eu poderia estar matando, roubando ou me prostituindo. Mas nãooooooo!!!!! Estou aqui, humildemente, assistindo minha novelinha e olhando pro gato do Cauã Reymond com os olhos desprovidos de malícia de uma filantropa unicamente preocupada com o sofrimento do coitadinho, envolto no mundo das drogas. Um aspecto puramente social! Sem falar nos fatores econômicos em torno dos capítulos do folhetim. Eles geram emprego e renda! Enquanto isso o reclamão bebe cerveja e arrota em todos os idiomas. Egoísta!

ACUMULAR PERTENCES: Um objeto é muito mais do que um objeto! Um vestido, um batom, um clip vermelho fofinho, tudo tem inestimável valor sentimental. E tem mais: que namorado gostaria de saber que o papel do primeiro bombom que deu de presente para sua amada foi parar no fundo escuro e vazio de uma lixeira? Não é acúmulo, é RESPEITO ao equilíbrio do universo, onde tudo e todos tem sua devida importância. Só nós mulheres, sensíveis e delicadas, para compreendermos tais questões metafísicas.

Bom, aqui termina minha análise exclusivamente objetiva e científica. Repito: dotada dos mais elevados padrões de ética e imparcialidade. Minha intenção era tão somente a de desenvolver o espírito crítico individual e coletivo e contribuir para a derrubada destes mitos e generalizações infundadas relacionadas às acusações improcedentes feitas contra as mulheres. Bem como reforçar os argumentos que comprovam as vaciladas dos homens. Tudo muito justo e equilibrado, cuja natureza informativa poderia ser bem aplicada pelos machos no sentido de criarem um ambiente doméstico bem mais agradável. Mas enquanto esse milagre não acontece, vou eternizando meus registros para as próximas gerações.

Um beijo fófis para todos!

4 comentários:

  1. Nem sei o que comentar, é muita informação e eu prefiro sessar fogo no meio dessa guerra dos sexos haha

    Querida, novamente arrazou nos verbos, advérbios e adjetivos rs É muito gostoso ler seus textos divinamente bem elaborados. Bezitos

    ResponderExcluir
  2. Meu amor, já estava sentindo seriamente sua falta, viu? Estou mal acostumada, Jeff, querido!

    Contar com você nesse espaço é SEMPRE UMA HONRA. Te adoro, meu conterrâneo misterioso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. É nesse blog que eu sinto que a justiça é feita :D
    Em relação ao texto...está tão bom que não sei o que comentar. Mais uma vez PARABÉNS!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Aninha, e você pode perceber que a justiça foi feita com argumentos imparciais e irrefutáveis. Afinal, não temos culpa nenhuma de estarmos sempre com a razão. Isso é simplesmente um fato! Fazer o que? A gente é assim, perfeita mesmo! Beijos, fófis!

    ResponderExcluir

Fala aí, cunhã!